quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Novo modelo de turbina para eólica


Duas turbinas Suzlon, modelo S95, foram instaladas pela primeira vez em solo nacional esta semana.  Elas integram o Parque Bela Vista, localizado no município de Areia Branca, Estado do Rio Grande do Norte, que também contará com outras sete turbinas S95 e quatro turbinas S88, todas de 2,1 MW. Juntas irão gerar 27,3 MW.
As turbinas S95 são o modelo mais moderno da família S9X e ficarão a uma altura de 90 metros, garantindo 15% a mais de capacidade de geração. O responsável por este ganho de produtividade é seu sistema de DFIG (Doubly Fed Induction Generation), ou Geração por Indução Duplamente Alimentada, tecnologia que permite uma melhora na potência da máquina e já é utilizada em cinco mil unidades em todo o mundo.
Outra novidade é que as  turbinas são acionadas antecipadamente, com ventos na velocidade de 3m/s, mais baixa que os modelos antigos que iniciavam a operar com ventos a 4m/s de velocidade. Além disso, parte da energia gerada é tratada e redirecionada para a rede elétrica, o que não acontecia em modelos anteriores.
O Parque Bela Vista, que fica a 50 quilômetros de Mossoró, foi construído pela Suzlon na modalidade Turn-key EPC (Engineering, Procurement and Construction). Segundo este modelo, a companhia fica responsável pelos projetos executivos, especificação e compra de materiais e equipamentos, construção, montagem, testes de operação, treinamento de pessoal e pela entrega do site já em funcionamento.
Neste projeto, em particular, a equipe da Suzlon precisou inovar seus processos, aperfeiçoando a parte de engenharia civil e o design da planta, já que é a primeira vez que se instalam aerogeradores modelos S95 na América Latina. A montagem dos equipamentos foi iniciada em julho deste ano e, no pico dos trabalhos, 294 empregos diretos foram gerados.  A Suzlon prevê entregar o parque, pronto e operando, em novembro deste ano.